Plataforma Rios e Ruas
Circuito
e Mostra
Rios e Ruas
A história de São Paulo confunde-se com a história dos rios. Foi às margens do rio Piratininga, atual Tamanduateí, que nasceu a cidade São Paulo. Assim que chegaram à cidade, os jesuítas instalaram sua capela em um local privilegiado, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, por onde chegavam facilmente ao rio Tietê e podiam circular por toda a região por via fluvial. Durante aproximadamente 300 anos, São Paulo só existiu por causa desses rios.
O desenvolvimento urbano de São Paulo soterrou nos últimos 100 anos cerca de 1500 km de rios e retificou trajetórias de outros, como a do rio Tietê que tinha curvas e agora é reto. A população paulistana foi levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão, por provocar mau cheiro, doenças, inundações, por impedir a ocupação e prejudicar o fluxo do trânsito. Tal crença tem justificado o progressivo soterramento de uma fabulosa malha hidrográfica. São mais de 300 rios que vivem hoje canalizados sob o concreto. Esses rios tornaram-se invisíveis.
A proposta da plataforma Rios e Ruas é retomar a paisagem por debaixo de ruas, calçadas, avenidas, construções e shoppings, descobrir por onde correm os nossos rios e reposicioná-los ao ar livre. Através de obras e intervenções artísticas urbanas criadas especialmente para o evento, Rios e Ruas pretende despertar a consciência da população para os rios invisíveis de São Paulo, possibilitar uma mudança no olhar e proporcionar uma reflexão sobre o uso do espaço urbano, sobre a cidade onde vivemos e sobre o mundo que queremos para as próximas gerações.
Sustentabilidade é também a reconexão do homem com a natureza.
Promover a educação para a sustentabilidade é uma das ações da plataforma Rios e Ruas. O projeto objetiva transformar a relação da população com a natureza local. A sustentabilidade urbana inclui o reconhecimento da natureza presente na cidade, a possibilidade de desfrutá-la e a necessidade de preservá-la viva e visível. A Plataforma Rios e Ruas contará com um planejamento de ações visando a minimização do impacto ambiental.
“A plataforma Rios e Ruas, circuito e mostra cultural, trata da história de corredores que transformaram suas próprias vidas. Adquiriram uma nova consciência individual através do exercício da corrida como atividade física tornando-se um exemplo de transformação para os demais. A ideia é expandir esta nova visão sensibilizando este público primário de atletas urbanos em agentes transformadores e educadores de uma nova consciência ambiental. O ato de correr já representa por si só a interação direta com o meio ambiente.”
Charles Groisman
Idealizador da plataforma do Circuito e
Mostra Rios e Ruas e criador da Idea_Action
Clique e confira os depoimentos
Charles Groisman Idealizador da Mostra Rios e Ruas, criador da Idea_Action Bruno Covas Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Caco de Paula editor-chefe do Planeta Sustentável José Bueno Instituto Harmonia Luiz de Campos Jr Instituto Harmonia Sérgio Xavier Diretor do núcleo de revistas da Editora Abril Runner's World, Men's Health e Women's Health - e autor do livro Correria. Cândido Azeredo Designer de serviço público e inovação em governo André Palhano Jornalista, professor e criador da Virada SustentávelIniciativa Rios e Ruas está conectada com uma tendência mundial e reúne três pilares: esporte, arte urbana e educação.
