Em Breve!

Mostra Rios e Ruas

Arte urbana ocupando o espaço público

em eventos esportivos através de relevantes parcerias

Por acreditar na importância de despertar a consciência da população para os rios invisíveis de São Paulo e promover a reflexão sobre o uso do espaço urbano, a Corpore, em parceria com a Iniciativa Rios e Ruas (Instituto Harmonia) e Allegro (produção cultural do projeto) vai realizar a Mostra Rios e Ruas, que reúne quatro intervenções artísticas, em quatro pontos de grande concentração popular – Baixo Curso do Rio Pinheiros, Médio Curso do Rio Pinheiros, Vales dos Rios Anhangabaú e Itororó e Baixada do Ibirapuera – chamando atenção para a paisagem escondida dos rios que vivem sob o chão da cidade. São por estas intervenções que vão passar os percursos das quatro provas. A ideia é lançar o projeto em 2013, sob o pano de fundo do Ano Internacional de Cooperação pela Água, segundo a ONU.

O projeto conta com a chancela da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para a Mostra Cultural itinerante nos parques estaduais de São Paulo.

"Quem anda pelo espaço densamente urbanizado da capital paulista dificilmente lembra que por baixo de tanto concreto e asfalto passam rios e córregos canalizados, que um dia já circularam livremente entrecortando matas virgens e preservadas. A mostra Rios e Ruas nos convida a enxergar o que está escondido e a refletir sobre as consequências das nossas ações e da urbanização sem planejamento. A iniciativa prova que, por meio da arte e do esporte, é possível educar ambientalmente, sensibilizar o público e estimular um estilo de vida saudável e com respeito ao meio ambiente.”

Bruno Covas, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

“Eventos como esse são importantes para o mundo pelo potencial de mudança que trazem. É enorme o potencial de mudança contido num evento que reúne o melhor das corridas de rua como a iniciativa Rios e Ruas e sua proposta de dar visibilidade aos rios invisíveis. Primeiro, a mudança no modo de enxergar a realidade. À primeira vista pode parecer normal que a infinidade de rios e córregos que correm pela cidade de São Paulo estejam quase todos canalizados, sob aterros, com margens retificadas ou aterradas, escondidos. Isso não é normal, não é natural, mas fruto de uma política urbana equivocada, iniciada na primeira metade do século 20. O evento pode mudar a forma como os moradores vêem sua cidade. Pode ajudar a difundir um pouco do pensamento sistêmico. A cidade não é só asfalto, prédios e shoppings. Nós construímos tudo isso em cima de uma grande malha de rios. Segundo, o evento faz a ligação muito saudável entre a ocupação da cidade por seus moradores, a valorização da prática esportiva e a proposta de consciência ambiental trazida pelo Rios e Ruas. Uma cidade melhora quando seus habitantes circulam pelas ruas. E acredito que também melhore quando seus rios podem ser reconhecidos, vistos, abertos. Quando convivemos com eles e não os escondemos sob o tapete de asfalto. Espero que a participação do Planeta ajude a tornar o evento mais visível, assim como o evento contribui para tornar os rios mais visíveis. A missão do Planeta Sustentável é registrar e divulgar referências sobre sustentabilidade. Não há dúvida de que a cidade sustentável é aquela que estabelece uma relação do espaço urbano com a natureza. Esse é o caminho. É uma honra para o Planeta Sustentável contribuir com essa iniciativa.”

Caco de Paula, editor-chefe do Planeta Sustentável

"A parceria do Instituto Harmonia com a Corpore Brasil, materializada na Mostra Rios e Ruas, tem a singularidade de integrar esporte, arte, educação, cidadania e sustentabilidade num só evento. Ao emocionar corredores com intervenções artísticas que revelam a presença de rios escondidos sob a cidade e ao transformar atletas em agentes multiplicadores de uma realidade desconhecida da maioria da população, a Mostra Rios e Ruas é um marco importante, pois dará escala a reflexão sobre a cidade onde vivemos e a cidade onde queremos viver. Qualidade de vida ganhará um significado coletivo. Será algo além de cuidar da saúde. Qualidade de vida é também cuidar do lugar onde vivemos. Qualidade de vida é proteger a natureza ainda viva na cidade. Assim queremos buscar soluções de harmonia que reintegrem os rios e riachos à paisagem urbana. Essa é a nossa visão de saúde, cidadania e qualidade de vida."

José Bueno, Instituto Harmonia

“Ninguém pode preservar ou proteger aquilo que não sabe que existe. Existem milhares de quilômetros de cursos d'água soterrados na cidade, mas os paulistanos não têm percepção dessa realidade. Revelar esse fato de uma forma lúdica, expressiva e associada ao lazer e à ocupação do espaço público é uma ação poderosa rumo a uma cidade socio-ambientalmente mais saudável.”

Luiz de Campos Jr, Instituto Harmonia

Saiba mais sobre a iniciativa

Nossos Parceiros

Socci Comunicao